quarta-feira, 28 de outubro de 2009

CIDADE DE GOIÁS - GO 23 e 24/10



Nos dias 23 e 24 de outubro de 2009 foi realizada a visita à cidade de Goiás com a participação de professores, servidores e alunos do Centro de Ensino Fundamental 104 Norte como parte das atividades do Projeto Revivendo Êxodos- Roteiro Missão Cruls. A viagem foi um sucesso! O grupo foi recebido pelos alunos e servidores da Escola Municipal Santa Bárbara e servidores da Secretaria de Educação com a apresentação de diversas atividades culturais como a recitação de poesias, mural de cartas escritas pelos alunos perguntando sobre Brasília e desejando boas vindas, além de um excelente café da manhã.
Depois da recepção calorosa, a visita prosseguiu à escola rural Holanda, onde foi possível conhecer as salas de aula no celeiro e na sede da fazenda, trocar experiências com os alunos, recitar poesias e montar uma exposição dos trabalhos realizados sobre Goiás e Cora Coralina produzidos na Semana da Missão Cruls. À noite, o grupo se dirigiu ao Coreto da cidade acompanhado da Secretária de Educação de Goiás, Sra. Umbelina, onde presenciou uma apresentação cultural da Banda Militar. A apresentação cultural contou, ainda, com a participação dos alunos do ensino primário na escadaria da Igreja Rosário e uma dupla sertaneja brindou o grupo com melodias ao som de violões. Ao término das apresentações foi entregue à Secretária um Ofício agradecendo o trabalho e carinho dispensado na recepção do grupo e um CD com fotos, trabalhos e apresentações realizadas pelos alunos em Brasília sobre a cidade de Goiás.
No dia seguinte, o grupo pode conhecer o Centro Histórico da cidade com o guia e professor de história Adriano, morador e membro de família tradicional da região, que ao longo do percurso deu aulas sobre a história de Goiás, cultura e tradições da cidade. O movimento atraiu a atenção dos moradores da cidade. Dentre eles, a mãe do Prefeito, Sra. Tânia Caiado, profunda conhecedora da história da região e da construção de Brasília que pode comentar: “participei da inauguração de Brasília e apertei a mão de Juscelino”. A visita permitiu ainda entabular conversa com os moradores, escutar as lendas do guia em torno das edificações, conhecer os artesanatos nas lindas lojinhas, degustar os famosos doces típicos, conhecer o Museu das Bandeiras e conhecer a Casa de Cora Coralina. Os alunos ansiosos puderam ver de perto tudo que haviam estudado bem como aprendido com a aula do professor e neto de Cora “Professor Paulo Salles”, em visita prévia ao CEF 104 Norte.
Dentre todas as experiências e aprendizagens com os moradores, professores, servidores e alunos da cidade, destacam-se algumas: O fato de que os moradores não gostam que chamem a cidade de “Goiás Velho” mas sim de “a Cidade de Goiás”, ressaltando que lá não há nada velho e sim antigo e que usar o termo Velho pode dar a entender que, por ocasião da transferência da capital, o que não foi para Goiânia ficou em Goiás é Velho. E a utilização da palavra “largo” para se referirem à “praça”, assim, as apresentações culturais foram no “Largo da Igreja Rosário”.
Os alunos da Cidade de Goiás demonstraram curiosidade quanto à origem do nome da escola do CEF 104 Norte, por se referir ao número da quadra; sobre Brasília ter a forma de um avião e se todos conheciam pessoalmente o Presidente da República. Ficou combinado que as “cartinhas” serão respondidas oportunamente e que um grupo de professores de Brasília retornaria à cidade para ministrar aulas para esclarecer dúvidas sobre a Capital Federal, especialmente devido à proximidade do aniversário de 50 anos de Brasília e à expectativa da retribuição da visita por um grupo da cidade de Goiás.
Aproveitamos a ocasião para externar nossos sinceros agradecimentos a todos que nos receberam com carinho na linda cidade de Goiás, em especial à Secretária de Educação Sr. Umbelina e às servidoras Mônica, Delplínia, Lorena e Joyce que nos acompanharam durante todo o percurso na cidade.

Nenhum comentário: