segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Planaltina-DF em 06/11


No dia 06 de Novembro de 2009 foi realizada a visita á cidade de Planaltina do Distrito Federal com a participação de professores, servidores e alunos da escola do CEF 104 Norte como parte das atividades do Projeto Re(vi)vendo Êxodos – Roteiro Missão Cruls. A visita foi um sucesso! O grupo foi recebido no gabinete do administrador da cidade Sr. Manoel Abadia que nos ofereceu um café da manhã e conversou com os alunos sobre muitos valores essenciais como ética, respeito, amor e terem Deus presente na vida e no coração.
Na oportunidade o administrador nos deu detalhes sobre a cidade como as festas da Via Sacra, Festa do Divino e a Comemoração do Aniversário da Cidades e a importância da zona rural que produz grande parte da produção agrícola do Distrito Federal.
Depois da recepção calorosa, fomos conhecer o centro histórico da cidade iniciando a visita pela Igrejinha São Sebastião. Os alunos receberam da guia turística um panfleto sobre a história da igreja, leram, fizeram perguntas e seguimos para o Museu Histórico e Artístico de Planaltina. Os alunos ficaram encantados com a casa e os utensílios que formam o museu. Após aula da equipe do museu, assistimos a um filme sobre as lideranças comunitárias da cidade que foram à luta para conseguir melhoria de condições de vida e pela conservação do patrimônio material, tradições e festas da cidade. O filme foi apresentado pela Orientadora Cléssia que participa de uma destas lideranças.
Seguimos para o almoço do Restaurante Comunitário, uma experiência diferente para os nossos alunos, que aprovaram a comida. Após o almoço nos dirigimos à Pedra Fundamental que para nossa surpresa a estrada está sendo pavimentada não sendo possível chegar com o ônibus. Caminhamos por 3 km, o que para os professores era um desafio, para os alunos se tornou uma grande aventura. A caminhada valeu porque a vista da serra é linda! Cansados, porém, deslumbrados com a vista seguimos par ao Morro da Via Sacra. A subida íngreme foi compensada com a energia do lugar, aos poucos caminhamos e com ajuda da guia revivemos todos os passos da festa da Via Sacra. Novamente fomos compensados com uma visita maravilhosa e uma paz interior indescritível. Para fechar com chave de ouro a nossa visita, organizamos um piquenique com direito a bolo de chocolate (feito pela professora “Marcinha”) e a torta de frango (feito pela tia “Fatinha”).
Concluímos que há muito o que fazer em Planaltina, lugares e edificações a serem conservados , com um grande potencial para ser uma cidade turística e encantar as pessoas do DF e do Brasil. Mas o mais importante Planaltina já tem conservado, o seu patrimônio imaterial: a alegria, o carinho e atenção dispensada a todos os que a visitam.

Nenhum comentário: