sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Formosa-GO em 14/11


No dia 14 de novembro de 2009, realizamos a nossa última viagem do ano, como parte das atividades do Projeto Êxodos Revivendo Missão Cruls, na cidade de Formosa Goiás.

Saímos do CEF 104 Norte de Brasília pontualmente às 7h15min, com a Professora Maria Claudia como guia, que ao longo do percurso, pôde nos dar informações sobre a cidade, suas festas, tradições e atividades culturais. A professora é conterrânea de pioneiros da e foi prazeroso ouvi-la contar-nos a história do lugar com tanta emoção e carinho.

Ao chegarmos em Formosa fomos recebidos pelo prefeito - Pedro Ivo de Campos Faria, o presidente da Câmara dos Vereadores-.Genedir Ribas, a Secretária de Educação- Ione Magalhães Antonini e o Secretário de Turismo- Antônio Pimentel com um saboroso e farto café da manhã em um hotel próximo a Prefeitura. Na oportunidade, as autoridades nos deram boas vindas, discursaram e o Prefeito ofereceu um prêmio no valor de R$100,00 (Cem reais) para o aluno que fizer a melhor redação sobre a cidade de Formosa.

Após a calorosa recepção tivemos uma aula sobre a História e a importância da cidade com uma professora de 80 anos - Sra. Olinda da Rocha Lobo -, moradora da região, que encantou a todos declamando versos escritos por ela e argüindo sobre a importância de saber ouvir e ter Deus presente em todos os momentos da vida. A senhora Olinda foi uma das professoras pioneiras de Brasília, ajudou a fundar as Escolas Parques e deu aulas em várias faculdades de Brasília. A professora se emocionou com o aluno Cássio Eduardo, da 8ª série D, que tomou a inicativa em lhe dirigir a palavra e argumentar sobre o Plano de Educação de Anísio Teixeira. Seguem algumas frases célebres da professora: “Uma cidade sem história é igual a um corpo sem memória”; “Todas as escolas deveriam ter um diário como arquivo das memórias e ações realizadas, para os erros não se repetirem, os acertos transformarem e a aprendizagem ocorrer”.

Caminhamos até o evento “Cultura Afro Goiana”, na praça, visitamos a Igreja Matriz da cidade, lá a professora Maria Claúdia se emocionou ao ver que 25 alunos aceitaram o convite, por alguns minutos, para terem um momento de reflexão e rezarem com Márcia, sua prima, que ajuda nas missa e, coincidentemente encontrava-se no local.

Após a manhã repleta de atividades, uma pausa merecida e um delicioso almoço foi servido em um restaurante típico da cidade - Casarão. Depois de reabastecidos visitamos e conhecemos a História de dois importantes pontos turísticos da região: O Laguinho do Vovô e a Lagoa Feia que não faz jus ao nome e é claro, nos encantamos com tanta beleza.

Seguimos então, pela Rodovia a admirar as lindas paisagens da estrada e logo avistamos o nosso destino final O Salto do Itiquira, onde fizemos um piquenique junto às árvores e fomos conhecer a beleza natural do Salto que é indescritível, devido ao grande volume de água. Já nas escadarias de pedra fomos recebidos com um banho do vapor das águas que ao caírem nos ofuscaram e formavam um espetáculo único e emocionou vários alunos, que em sorrisos deixavam escapar promessas em sempre voltar ao lugar.
Formosa, o nome já descreve o que a cidade nos oferece: um lugar com belezas formidáveis e pessoas incríveis como Dona Olinda.

Nós professores, alunos e direção da escola gostaríamos de agradecer a todas as autoridades que nos receberam com tanto carinho e, na oportunidade, fazer um agradecimento especial à servidora Janaina Faustino da Secretaria de Educação que organizou e preparou todos os detalhes da nossa visita e não mediu esforços em ir até o Salto do Itiquira providenciar a nossa recepção. Amizades e laços foram construídos e em breve teremos a oportunidade de voltar à cidade e também teremos prazer em receber e recepcionar os alunos de Formosa.

Nenhum comentário: